Total de visualizações de página

sábado, 5 de setembro de 2015

*** MENSAGEM 3 REALIDADES DO CATIVEIRO DE JÓ


3 REALIDADES DO CATIVEIRO DE JÓ
REF:  Jó 42.10

Introdução
Cativeiro tem como significado escravidão , prisão e sofrimento. Jó se encontrava neste cativeiro, porem antes era um homem de grandes posses , prospero na área financeira ,social , alem de ser um homem temente a deus ,e de elevado padrão moral . Contudo o Senhor Deus mostrou para Jó que existem realidades que só serão percebidas , entendidas e aprendidas  pelo homem num processo aonde ele tenha experiências reais com Deus , e aprendamos direto dele. E aqui vamos destacar três realidades do cativeiro de Jô.

1ª REALDADE

INCOMPREENSÃO ‘’     Jó não foi compreendido pelos seus três amigos  Elifaz , Bildade, e Zofar
AMIGOS QUE DEVERIAM DAR CONFORTO ACUSAM JÓ

ELIFAZ em Jó 4.8-9 Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo.
Com o hálito de Deus perecem; e com o sopro da sua ira se consomem.
ZOFAR em Jó 11.14-15 14  Se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti e não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas.
15  Porque então o teu rosto levantarás sem mácula; e estarás firme, e não temerás.
BILDADE em Jó 8.1-2 ENTÃO respondendo Bildade o suíta, disse:
Até quando falarás tais coisas, e as palavras da tua boca serão como um vento impetuoso?

INCOMPREENSÃO FAMILIAR  Jô 2.9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.

2ª REALIDADE
‘’DESCREDITO’’   Jó era antes do cativeiro um homem de credibilidade --- no  cativeiro caiu no descredito

Preço x valor ( Preço, quem estipula é o homem, mas Valor somente Deus pode atribuir)

3ª REALIDADE

‘’SOLIDÃO’’   solidão conjugal Gn 3.18 18  E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

A esposa de Jó o abandonou estando do lado dele (COVEIROS ESPIRITUAIS)
Jó estava só no que acreditava, podemos estar só em meio a uma multidão



CONCLUSÃO

Durante o cativeiro aprendemos a ter maturidade para perdoar quem nos magoa Jó 42.10  10  E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

DEUS ENSINA E DA Á JÓ AUTORIDADE ESPIRITUAL Jó 42.7-8 Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.

DEUS DA A JÓ RECONHECIMENTO, E TRÁS OS QUE ANTES DO CATIVEIRO O RECONHECIA(irmãos de Jô) Jó 42.11 11  Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.

‘’DEUS RESTITUIU A JÓ EM DOBRO’’
11  Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.


2 comentários:

  1. E assim que Deus fais.operando Deus quem impedirá.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o Deus que eu sirvo. Ele vira qualquer cativeiro 🙌🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir